Já faz um bom tempo que nós esperamos o momento em que os navegadores não necessitarão de plugins para acessar conteúdos na internet. Parece que isso é uma tendência sem volta.
A que da do Flash está diretamente ligada com a acensão do HTML5 na utilização de player de vídeo no YouTube e no Facebook, porém, ainda restam sites que usam esta tecnologia.
A notícia do Firefox abandonar o suporte ao Flash vem diretamente do blog da Mozilla, que em 2017 será algo secundário, nada melhor do que os navegadores deixarem de dar suporte para essa tecnologia para forçar as pessoas a mudarem de atitude, mudarem para o HTML5. A ideia da Mozilla com a extinção do Flash, é melhorar a experiência do usuário, tornando a navegação mais simples, segura e rápida.
A mudança será gradual e à partir de Agosto de 2016, os sites que contiverem conteúdo desnecessário em Flash, terão estes conteúdos bloqueados por padrão, cabendo ao usuário ativar o flash no browser, sendo completamente não suportados ao longo do tempo e desenvolvimento de futuras versões do Firefo