Material originalmente publicada no blog WordPress Brasil

019c14_294cc08ebaac4ce6afdac0e5de60815c

Continuando com nosso trabalho para motivar profissionais de diversas áreas a ajudarem a melhorar o conteúdo da internet, vamos falar sobre o blog da Psicóloga Ane Caroline Janiro, o Psicologia Acessível.

O blog da Ane foi criado possui um layout estilo de revista com bom destaque para imagens e um layout que se ajusta automaticamente a dispositivos móveis.

Nessa entrevista ela conta como o projeto surgiu, como é o seu relacionamento com os leitores e qual o impacto que o blog tem em sua carreia.

QUAL A  HISTÓRIA DO SEU BLOG

Quando pensei em criar um blog sobre Psicologia, pensei também em algo que não fosse restrito ao público que já atua e está familiarizado com os termos da área de saúde mental.

Quando entrei para a faculdade de Psicologia, sempre chegaram até mim muitos questionamentos e eu também notava uma percepção de que a Psicologia seria um serviço distante para a maior parte das pessoas, restrito aos consultórios particulares e até mesmo visto como algo para “loucos”. Minha ideia era justamente mostrar que a Psicologia não estava restrita aos consultórios e que ela se faz presente em diversas áreas e contribui para diferentes questões do nosso cotidiano.

A ideia de mostrar que a Psicologia é para todos, assim como os demais serviços de saúde, tem ajudado a aproximar as práticas psicológicas à vida das pessoas e assim difundido a ideia de prevenção em saúde mental, não apenas resolução de conflitos eminentes.

COMO É A ROTINA DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO ?

Tudo o que vai para o blog precisa estar de acordo com a proposta inicial, ou seja, além de divulgar informações sobre saúde mental nas diversas áreas da vida, o conteúdo precisa ter uma linguagem simples, acessível, próxima do leitor. Assim é possível que ele se identifique com o que está lendo e perceba que a Psicologia também é para ele, também está presente na vida dele. Outro foco das publicações são as práticas inclusivas e como a Psicologia pode atuar nesse sentido.

Tenho hoje alguns parceiros que contribuem com fontes e também que me enviam conteúdos ou que escrevem para o blog.

Também há um formulário de contato onde os leitores podem me enviar sugestões de temas a serem abordados no Psicologia Acessível e tento atender a todos, pois geralmente resultam em textos muito bacanas.

As publicações no blog são feitas, no mínimo, três vezes por semana, onde dois dias já tem seus temas definidos: toda terça-feira tem uma dica de livro e toda quinta-feira tem uma dica de filme (sempre relacionados ao universo da Psicologia).

COMO É O RELACIONAMENTO COM OS SEUS LEITORES ?

Hoje eu recebo contato de leitores por todos os canais de comunicação disponíveis: e-mail, facebook, instagram, comentários e formulários de contato no blog.

A demanda é bem alta, mas procuro responder a todas as mensagens, cada uma com atenção especial. E é isso que leva o Psicologia Acessível para frente, é assim que consigo sentir como está a aceitação do blog, quais os temas preferidos, os melhores dias para publicação, enfim, o relacionamento com os leitores é meu termômetro e meu incentivo.

Mesmo no começo, onde tudo era mais difícil, foram os feedbacks e comentários que me ajudaram a melhorar e a continuar. E ainda hoje o retorno dos leitores é, para mim, a parte mais importante do blog!

COMO É O SEU RELACIONAMENTO COM OS COLABORADORES DO BLOG?

Algumas pessoas eu já conhecia mesmo antes do blog existir e outros foram por conta do trabalho na internet. São sempre pessoas e trabalhos que condizem com a proposta do Psicologia Acessível e ajudam a difundir a ideia da Psicologia presente no cotidiano. Como os parceiros são pessoas que procuro conhecer de forma bem próxima, o relacionamento também se tornou assim, de proximidade e confiança. É uma troca mesmo e sempre com muito respeito pelo trabalho e pela Psicologia.

COMO O BLOG TEM LHE AJUDADO PROFISSIONALMENTE?

O Psicologia Acessível cresceu de uma forma que eu não imaginava lá no comecinho e isso me surpreendeu bastante. Com o crescimento do blog, a demanda de trabalho também aumentou muito, assim como os e-mails, dúvidas, sugestões.

Os planos para o futuro são de expansão e, quem sabe, novas parcerias que me auxiliem nessa demanda e para que o blog continue crescendo.

Em minha vida profissional o blog fez toda diferença! É uma divulgação muito válida e que me proporcionou um modo diferente de falar sobre meu trabalho e sobre aquilo que acredito.

QUE DICAS VOCÊ DEIXARIA SOBRE O USO DE BLOG E REDES SOCIAIS?

Todos os profissionais precisam estar muito atentos a certas questões ao decidirem divulgar seu trabalho por meio de blogs e redes sociais. Uma dessas questões é a ética profissional. É preciso conhecer muito bem e seguir o Código de Ética de sua profissão, pois tudo o que é publicado na internet pode ter um alcance muito grande e inesperado, então é preciso ter muita atenção nesse sentido.

Outro ponto importante é respeitar os demais profissionais de seu segmento e também a profissão em si, de forma a valorizá-la e não banalizá-la, pois muitas pessoas que terão acesso ao seu blog ou redes sociais, podem não conhecer bem a área e acreditar mesmo em tudo que você publicar. Então, é preciso tomar muito cuidado com a ideia que você vai passar para o público em geral sobre a profissão.